top of page

2 IDÉIAS PARA FAZER A SUA PRÓXIMA BOLSA DE MACRAMÊ

Nos últimos anos, o macramê tem se firmado como uma das principais tendências da moda e suas aplicações vão além de acessórios e decoração. As bolsas de macramê têm conquistado espaço nas passarelas de desfiles de moda ao redor do mundo, trazendo consigo uma mistura do poder do feito à mão com um toque de elegância. Bolsas artesanais, em geral, ganharam o coração de estilistas, modelos e amantes da moda fazendo parte hoje do catálogo de marcas renomadas no mundo todo como Chanel e Giorgio Armani.

bolsa de macramê de mão colorida
Bolsa de macramê modelo 'Amarelo, azul e branco'

Foto: Ateliê Chris Lacerda (2021)

ARTESANAL COM UM TOQUE MODERNO


As bolsas de macramê oferecem uma combinação única de artesanato tradicional com um toque moderno. Enquanto a técnica do macramê em si é uma forma antiga de tecelagem, os designers têm experimentado com elementos contemporâneos, como o uso de cores vibrantes, acabamentos metálicos e detalhes em couro, elevando o design para o século XXI. Essa fusão entre o tradicional e o moderno tem atraído a atenção de estilistas, criando peças únicas e inovadoras. Porém, se o desejo é ter uma peça mais com cara de artesanal, vintage, também é possível conseguir este efeito usando cores e tons mais neutros e materiais mais naturais como o algodão.



uma mulher com duas bolsas de macramê no ombro, uma rosa e uma roxa
Bolsa Giorgio Armani

uma mulher segurando uma bolsa de macramê vermelha, branca e lilás e uma sandália andando na areia da praia
Bolsa Chanel


bolsa de macramê na cor bege com um saquinho preto de algodão por dentro e alça marrom
Bolsa Prada

E A BOLSA DE MACRAMÊ PRECISA TER FORRO?


Geralmente, os nós e padrões do macramê são bem abertos e assim muitas pessoas preferem costurar um forro ou usar um saquinho de algodão para impedir que seus objetos pessoais caiam dela. Dependendo do objetivo da bolsa isso pode não ser necessário - é o caso de uma bolsa de praia ou Ecobag, nas quais o intuito é realmente a bolsa ser mais "abertinha". Mas, caso o objetivo seja fazer uma bolsa mais fechada e não se pretende colocar forro, existem dois padrões mais fechadinhos que vão permitir uma bolsa linda, sustentável e sem forro.


IDÉIA 1: USE O NÓ QUADRADO ALTERNADO


O nó quadrado é, sem dúvida, um dos nós mais usados e mais úteis no macramê. Dependendo da forma que se tece, ele pode ter variações interessantes e a minha dica é usar o nó quadrado alternado para fazer o corpo da sua bolsa de macramê. Veja no vídeo a seguir como fazer este padrão:



Uma bolsa em que eu utilizei este padrão e que fez bastante sucesso aqui no meu ateliê foi a bolsa 'Amarelo, azul e branco'. Ela é uma bolsa de mão e aqui eu utilizei 4 cores diferentes, o que deu um ar mais moderno para esta peça. Se fosse tecida com apenas uma cor, como branco ou bege, ficaria mais sóbria trazendo um ar mais básico. Todo o corpo da bolsa foi feita em nó quadrado alternado (veja que é um padrão bem fechado e dispensa o forro interno).



mulher em pé com uma perna em frente à outra segurando uma bolsa de macramê
Bolsa de mão de macramê (design: Chris Lacerda)

Foto: Ateliê Chris Lacerda (2021)


IDÉIA 2: USE O PADRÃO TIJOLINHO


O padrão tijolinho fica ainda mais fechado que o nó quadrado alternado, mas, em compensação, se leva mais tempo para fazê-lo. Então, se essa for a sua escolha, teça aos poucos a sua bolsa para não se cansar. Eu ensino o passo a passo para fazer o padrão tijolinho neste vídeo aqui no meu canal do YouTube:




Eu usei este padrão para fazer a bolsa Santorini, que também é uma bolsa de mão mas com uma pegada mais minimalista. Como eu teci numa cor única, mais neutra, veja que a bolsa já ficou com ar menos despojado. O mais legal deste padrão é que ele pode ser usado dos dois lados - o avesso dele também fica lindo!



uma bolsa de mão de macramê na cor bege
Bolsa Santorini (design: Chris Lacerda)

DICAS DA CHRIS


  • Escolha um fio de qualidade que seja durável e esteticamente agradável para a bolsa. Se for de algodão, vale a pena investir em um impermeabilizante de tecidos para que a bolsa não suje tanto durante o uso.

  • Utilize uma estrutura ou gancho para prender os fios enquanto trabalha, facilitando a criação dos nós.

  • Varie o uso desses nós, combinando-os e criando padrões únicos para tornar a bolsa mais interessante.

  • Explore o uso de contas e outros elementos decorativos para adicionar um toque pitoresco à bolsa.

Fazer uma bolsa de macramê é uma experiência criativa e gratificante. O nó quadrado alternado e o padrão tijolinho são apenas duas possibilidades entre os inúmeros nós do macramê. Permita-se experimentar e dar asas à sua criatividade para criar uma peça exclusiva que não seja só funcional, mas também uma verdadeira obra de arte!


Você já conhecia estes padrões? Tem algum outro que utiliza em suas bolsas de macramê? Me conta aqui nos comentários!


Um abraço aconchegante procê!

Chris 🧡

Comments


INSCREVA-SE PARA RECEBER DICAS E INSPIRAÇÕES!

Obrigada!

últimas postagens do blog

bottom of page